São Caetano do Sul dá o primeiro passo para se tornar cidade inteligente

 

As mais modernas cidades do mundo caminham para o enfoque em tecnologia, criatividade e sustentabilidade. Rumo a esse futuro breve, São Caetano do Sul dá seu primeiro passo concreto, com a realização do evento “Cidade 4.0 – Experiências inovadoras para a cidade do amanhã”, de 28 a 31 de março.

 

A programação – toda realizada na USCS (Universidade de São Caetano do Sul), com promoção da Sedert (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho) – contará com apresentações de cinco modelos de sucesso pelo mundo: as cidades de Santander (ESP), Lisboa (POR), Medellin (COL), Cidade do México (MEX) e o Porto Digital em Recife, capital do Pernambuco.

 

As atividades são abertas ao público interessado em geral e as inscrições são gratuitas, por meio do site www.cidadedoamanha.com.br. Informações pelo telefone 4239-3244 ou e-mail contato@cidadedoamanha.com.br.

 

“Hoje o desenvolvimento passa necessariamente pelos setores de tecnologia e comunicação, e a cidade precisa ter condições de responder a isso. Este evento tem o propósito de nos dar munição para desenhar um projeto para São Caetano. Entre 18 e 24 meses, teremos os primeiros resultados”, afirma Silvio Minciotti, secretário da Sedert.

 

PROGRAMAÇÃO

As cinco experiências apresentadas são: Santander, a primeira cidade inteligente da Europa; Lisboa, que participa do Projeto Sharing Cities; Medellin, uma referência em desenvolvimento tecnológico local; Cidade do México, com seu laboratório de diálogo entre sociedade local e poder público; e o Porto Digital pernambucano.

 

Após essas exposições, haverá um importante debate de ideias para o município: Fórum Caminhos para São Caetano do Sul – Cidade Inteligente, que será no dia 31/3, às 14h. “Esta já é uma ação concreta para nosso planejamento e realidade”, diz Minciotti.

 

 

SERVIÇO
Cidade do Amanhã: experiências inovadoras para a cidade do amanhã
De 28 a 31/3 (programação abaixo)
Local: Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Av. Goiás, 3400. Bairro Barcelona, São Caetano do Sul, SP.
Inscrições no site
www.cidadedoamanha.com.br
Mais informações para o público pelo telefone 4239-3244 ou e-mail contato@cidadedoamanha.com.br.

Programação:
28 de março (terça)
Cerimônia de abertura
19h30 - A experiência de Santander (Espanha), a 1ª cidade inteligente da Europa: Jaime Gutiérrez Bayo - Universidad de Cantabria
29 de março (quarta)
14h - Encontro de Pesquisadores - CIDADE 4.0
19h30 - Cidades inteligentes e o desenvolvimento de soluções conjuntas. O caso das Sharing Cities: Rui Franco, Coordenador local do Programa (Lisboa, Londres e Milão/União Europeia)
30 de março (quinta)
14h - Seminário: Universidade, Cultura e Sociedade - Cidades criativas, territórios inteligentes.
19h30 - Experiências inovadoras de desenvolvimento tecnológico local: Alejandro Franco, Diretor Executivo da Ruta N (Medellin) e Leonardo Guimarães, Diretor Executivo do Porto Digital (Recife).
31 de março (sexta)
10h - O diálogo entre governo e sociedade local: Isaac Serrano, Laboratório para la ciudad (Cidade do México)
14h - Fórum de discussão: Caminhos para São Caetano do Sul - Cidade Inteligente.

* Para os inscritos previamente, será fornecido certificado de participação.

Promoção do evento: Prefeitura de São Caetano do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SEDERT);
Organização: Associação de Universidades da América Latina e Caribe para a Integração (AUALCPI) e ONG Opção Brasil;
Apoio: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, entre outras instituições.